Núcleo de Pesquisa em Arbitragem: inscrições para o processo seletivo até o dia 31/08

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Núcleo de Arbritagem do Ibmec SP. Tanto os alunos de graduação como de pós-graduação, ambos de qualquer curso podem se inscrever, mesmo que não seja referente à área jurídica.

Importante: as vagas são limitadas, por isso, caso tenha interesse, leia o edital com todas as informações para realizar a sua inscrição até o dia 31/08 (quarta-feira).

Confira o edital:

Saiba mais sobre o processo seletivo:

Serão oferecidas até 20 (vinte) vagas para alunos de Graduação e 20 (vinte) vagas para alunos de pós-graduação, ambos para qualquer curso oferecido no Ibmec SP, ainda que não seja referente à área jurídica (p.ex.: Administração, Economia e Relações Internacionais).

As inscrições serão realizadas por e-mail até o dia 31/08/2022 (quarta-feira), para joao.silva@ibmec.edu.br, isac.costa@ibmec.edu.br e tmn@tmnarb.com.br com envio de:

  1. currículo atualizado em formato PDF;
  2. breve carta de motivação, no corpo do próprio e-mail, destacando especialmente as expectativas com relação às atividades que serão desenvolvidas pelo NPArb;
  3. indicação de qual curso e turma o candidato está regularmente inscrito no Ibmec SP, além do RA (para a graduação).

Informações importantes:

  1. Para os alunos da graduação, as atividades do NPArb ocorrerão quinzenalmente às terças-feiras, de 15h30-18h, no período de contraturno na sede do Ibmec-SP (encontros presenciais).
  2. O cronograma de atividades do NPArb será divulgado na abertura de suas atividades. A carga horária informada poderá ser modificada ao longo do semestre com atividades remotas, a serem distribuídas ao longo do semestre. Os dias e horários das aulas poderão ser modificados, o que será oportunamente informado aos alunos.

O que é o Núcleo de Pesquisa em Arbitragem?

O Núcleo de Pesquisa em Arbitragem do Ibmec-SP (“NPArb”) tem por objetivo fomentar a pesquisa e a troca de experiências entre os alunos do Ibmec-SP em assuntos relacionados ao instituto da arbitragem, tanto no âmbito interno quanto no internacional. Nesse sentido, serão realizadas atividades práticas, pesquisas empíricas, redação de artigos científicos e preparação para competições arbitrais acadêmicas, entre outros, com vistas à produção de conhecimento e ao desenvolvimento de competências indispensáveis na prática jurídica, integrando ensino, pesquisa e
extensão, funções básicas e indissociáveis das instituições de ensino superior.

As atividades pertinentes ao NPArb:

  1. reuniões virtuais e/ou presenciais;
  2. encontros virtuais e/ou presenciais para entrega de tarefas e solução de
    dúvidas;
  3. leitura e discussão de textos selecionados;
  4. redação de artigos científicos;
  5. organização de eventos;
  6. propostas de projetos de lei;
  7. estudos em vista da organização de possível obra coletiva a ser publicada; e
  8. preparação de equipes para participar de competições de arbitragem.

Os encontros serão conduzidos por coordenadores, com participação de professores do Ibmec-SP e convidados. Tanto para os alunos de graduação, quanto para os alunos de pós-graduação, a participação no NPArb por um semestre resultará no cômputo de 30 (trinta) horas de atividades complementares, com frequência mínima de 75%.

Ao final de cada semestre, os alunos que cumprirem a carga horária acima definida estarão aptos a receber um certificado de participação no NPArb, e poderão solicitar o cômputo das horas por meio de requerimento junto ao sistema SIA ou o que estiver em operacionalização junto ao Ibmec SP.

Organização:

Coordenação-geral:
João Paulo Hecker da Silva, mestre e doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), coordenador do Pós-graduação em Direito do Ibmec-SP, professor e advogado. 


Professor Responsável:
Thiago Marinho Nunes, doutor em Direito Internacional e Comparado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP); mestre em Contencioso, Arbitragem e Modos Alternativos de Resolução de Conflitos pela Universidade de Paris II – Panthéon-Assas; vice-presidente da CAMARB; Fellow do Chartered Institute of Arbitrators;
Professor do Núcleo de Pesquisa em Arbitragem do Ibmec-SP. 

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios