NPS (Net Promoter Score): o dilema da lealdade

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Cada dia mais as empresas de modo geral utilizam o NPS (Net Promoter Score) para avaliar a resposta do cliente em relação aos seus produtos e serviços. Mas você sabe de onde surgiu essa ideia?

Como foi criada a ideia do NPS

O artigo conta a história de como foi criada a ideia do NPS, que conceitualmente é muito simples e se relaciona com como medir a lealdade do seu cliente.

Em dezembro de 2003 um autor chamado Frederick Reichheld escreveu um artigo para a Harvard Business Review com o título, em tradução livre, “O único número que você precisa para crescer”.

O termo lealdade

Banco de imagens : pesquisa, Nps, baixo, detractors, Reveja, resultado,  Chocado, o negócio, falha, baixa, tendência, volatility, homem de negocios,  investidor, serviço, conceito, Companhia, Decepcionado, pessoas, trabalhos,  infeliz, negativo ...

O termo lealdade, no sentido amplo se relaciona com a disposição de alguém em realizar um investimento ou sacrifício para fortalecer um relacionamento. Perceba que há uma diferença quando se trata de fidelidade, uma vez que essa última pode estar relacionada a uma condição.

Por exemplo: compro determinado produto, pois ele é mais barato (variável preço) ou ele é muito bom (variável qualidade). Perceba que neste caso, a fidelidade pode definitivamente se alterar a depender das condições.

Por outro lado, lealdade pode ser pensado a partir da disposição porém não necessariamente por uma recompensa. Um exemplo simples são os times de futebol: o que você ganha quando seu time vence? Ruim ou bom, você é leal pois acredita nos valores trazidos pelo seu time.

Deixando de lado a semântica da coisa o fato é que Frederick criou, inspirado em CEOs que sabiam tudo sobre o poder da lealdade, porém, não sabiam como quantificá-la, uma forma que pudesse substituir uma pesquisa de satisfação de forma direta e objetiva com o foco na lealdade do seu cliente.

Qual é a probabilidade de você recomendar a [empresa X] a um amigo ou colega? Perceba que a pergunta relaciona aquilo que você consome atualmente e gosta com uma recomendação pessoal, partindo da premissa de que você só recomenda pessoalmente algo se de fato está feliz com o que recebe. Simples, mas brilhante.

A metodologia

Banco de imagens : net promoter score, Nps, loyal customer, propaganda,  aconselhar, o negócio, cartão, carreira, Coaching, comunicação, conceito,  consultando, contato, Corporativo, executivo, finança, dedos, gesto, idéia,  mulher, gestão, marketing ...

E com isso hoje, quase todas as empresas, quase 20 anos depois, utilizam com parâmetro para saber o quanto seus clientes estão satisfeitos e o quão leal eles são.

A metodologia é muito simples, pois baseia-se em uma escala de 0 a 10 onde o cliente dá uma nota para a pergunta realizada. Se a nota foi 9 ou 10, o cliente gosta do produto ou serviço a ponto de recomendar para um conhecido, e é classificado como Promotor, ou seja ele tem o poder de trazer novos clientes com base em sua recomendação pessoal.

O engraçado dessa metodologia é que as notas 7 e 8 são chamados passivos, ou seja, ele não está tão feliz com o produto a ponto de recomendá-lo, mas passivamente satisfeito.

Claro que para esses casos, será necessário um pouco mais para ganhar sua lealdade, porém nem tudo está perdido. Por outro lado aqueles que deram nota 0 a 6, definitivamente não podem ser considerados leais ao produto ou serviço e arrisco a dizer que a probabilidade de perder esse cliente é muito grande e caberá a empresa trabalhar para reverter esse quadro.

Esses são os famigerados Detratores. O cálculo é bem simples e considera o percentual de pessoas promotoras menos o percentual de pessoas detratoras. Os passivos sequer entram nessa conta pois ele ainda existe uma chance de trazê-lo de volta ou perdê-lo completamente.

Por fim, a lealdade nos é muito cara e a ideia de converter clientes em promotores se dá através do longo e árduo trabalho de mostrar valor e deixá-lo confortável em recomendar pessoalmente um produto ou serviço tornando-o em um novo cliente leal.

Foto de perfil do Prof. Cristiano Corrêa, coordenador do curso de Administração no Ibmec São Paulo. Ele quem escreveu o artigo de NPS.

Este artigo foi produzido pelo Prof. Cristiano Corrêa, coordenador do curso de Administração no Ibmec São Paulo.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios