Ibmec recebe Bill Kelly, Presidente e CEO da CAIA, a principal certificação global para profissionais de Investimentos Alternativos

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O Ibmec SP recebeu na última sexta-feira a visita do Presidente e CEO da CAIA. Em sua primeira visita ao país, o executivo, que lidera a principal certificadora global de profissionais que trabalham com Investimentos Alternativos, realizou um evento junto aos alunos do Ibmec.

A discussão foi bastante produtiva. O executivo trouxe o que existe de mais moderno sobre as Classes de Ativos que vem ganhando substancial notoriedade no mercado financeiro global – os Investimentos Alternativos.

O líder do Capítulo da CAIA no Brasil e, Coordenador dos MBAs de Mercado de Capitais e de Finanças e Controladoria do Ibmec RJ, explica que “a indústria de Investimentos Alternativos é caracterizada por lidar com classes de ativos e investimentos que não sejam ações e títulos de dívida de empresas listadas em bolsa.”

Os Investimentos Alternativos incluem Ativos Reais, Recursos Naturais, Commodities, Dívidas Ilíquidas, Imobiliário, Hedge Funds, Produtos Estruturados, Fundos Macro e Event-Driven, Relative Value Hedge Funds, Private Equity, produtos de Risco de Crédito, dentre outros.

Bill Kelly destacou que, ao ampliar sua exposição aos Investimentos Alternativos, os investidores aumentam as possibilidades investimento, permitindo melhorar a relação risco-retorno da carteira.

Ele também discutiu a importância da profissionalização, pontuando a necessidade de uma conduta ética, calcada em sólido conhecimento aplicado e, acima de tudo, ressaltou que o investidor é o elo mais importante da cadeia. Ele é o protagonista e destinatário do conhecimento. Profissionais de mercado devem pensar e tomar decisões à luz do beneficiário final.

O executivo destacou que as oportunidades são maiores justamente quando os mercados apresentam alta volatilidade e assimetria informacional. Nessas ocasiões, o preço pode distanciar-se do valor, criando oportunidades para investidores.

Por fim, o Coordenador complementa que, ao explorar bolsões de ineficiência do mercado e, fugir de ativos tradicionais, os Investimentos Alternativos beneficiam tanto investidores, quanto gestores.

O primeiro grupo amplia as possibilidades de investimento e melhora a otimização sua carteira, ao passo que o segundo grupo, ao explorar mercados mais ineficientes, tem maior possibilidade para gerar retorno extraordinário (alfa) para seus cotistas. Consequentemente, ambos obtém remuneração superior.

Profa. Miriam Medeiros, Prof. Gustavo Moreira e Bill Kelly

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios