Governo Lula: como foi os 100 dias da economia

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Presidente Lula e o ministro da Fazenda Fernando Haddad, durante reunião. -  (crédito:  Reprodução/Twitter Lula Oficial)
Presidente Lula e o ministro da Fazenda Fernando Haddad, durante reunião. – (crédito: Reprodução/Twitter Lula Oficial)

O presidente Lula foi eleito em uma eleição acirrada, e enfrentando forte oposição da base política e social, sendo assim, o governo sofreu, inclusive, um inaceitável movimento de agressão em Brasília no começo de janeiro. Isso já tornou o início do governo atípico, nada assemelhado a uma “lua de mel”.

Avaliação dos 100 primeiros dias

A tradição de se avaliar os primeiros 100 dias de um novo governo vem de Franklin Roosevelt, que assumiu a presidência dos Estados Unidos em 1933, em meio à grande depressão.

Durante os seus primeiros 100 dias ele adotou medidas de impacto visando a recuperação da economia, do nível de emprego, e do aliviamento da pobreza.

A clara visão reformista e de uma agenda que seria sua marca, estabeleceu o padrão esperado para o início de um mandato, quando há expectativas da população e bom humor do meio político.

Como estamos nesses 100 primeiros dias do governo Lula

No ponto de vista da economia, o que se observou até agora do governo Lula foi uma série de erros de condução e, principalmente, de comunicação, o que tem alienado o mercado e parte da base política e social mais moderada.

Isso começou, na verdade, antes da posse, ainda no período de transição. O debate a respeito da PEC da Transição terminou por se tornar uma “anti-PEC” do Teto dos Gastos, cancelando a importante medida institucional introduzida pelo governo de Michel Temer.

Em seu lugar foi prometido um novo marco de controle da trajetória da dívida pública e regras para o gasto público. Após a posse, ao invés de antecipar a discussão, o governo manteve a proposta em “banho maria” por um bom tempo, mandando apenas “sinais” daquilo que eventualmente seria apresentado.

Isso reforçou a impressão de um embate dentro do próprio governo sobre o tema. Ao final, a proposta apresentada foi melhor do que se esperava no mercado, mostrando preocupação com a geração de superávits primários ao longo do tempo.

Embora bem mais flexível do que a política de Teto dos Gastos, a impressão inicial foi positiva, por ser um momento em que alguma racionalidade fiscal pareceu firmar posição.

Olhando o período completo dos 100 dias, foi o melhor momento do ponto de vista de agenda econômica. Nesse caso, a bola agora está com o congresso nacional.

Moeda única – Mercosul

Mas é curioso notar que primeira pauta econômica após a posse foi, na prática, o resgate da discussão da “moeda única” do Mercosul. A surpresa com relação ao tema foi tão grande quanto a reação contrária, uma vez que não há integração comercial e financeira que justifique o movimento.

Na mesma esteira de surpresas, se anunciou o uso do BNDES para auxiliar o financiamento de operações de comércio com os vizinhos, desencadeando nova onda de críticas.

Ao longo desses 100 primeiros dias, outras questões econômicas vieram à pauta e sempre trouxeram um embate maior que o necessário dentro do próprio governo.

Como, por exemplo, o novo salário mínimo aprovado no orçamento que já oferecia ganho real, mas o governo queria mais, pressionando o Ministério da Fazenda.

A reoneração dos impostos sobre combustíveis estava prevista no novo orçamento, mas depois de idas e vindas, houve postergação do início, e confusão na comunicação ao se misturar com a política de preços da Petrobrás.

A própria discussão sobre o fim da Lei das Estatais e a liberdade para as indicações políticas para postos de comando soou estranho e fora de contexto para um governo recém iniciado.

Debate com seus ministros e o presidente do Banco Central

Vale destacar, por fim, que o pior em todo esse período tem sido o embate do presidente Lula e seus ministros contra o presidente do Banco Central do Brasil, e contra a própria autonomia legal da instituição.

Esse tema em especial tem afetado o mercado de juros e tornado mais difícil a travessia do cenário inflacionário. Nos termos atuais esse embate apenas posterga a queda da taxa de juros brasileira.

Em suma, quando se olha o cenário da agenda econômica nesses 100 dias observa-se uma série de desgastes, confusões e embates desnecessários. Mas são apenas 100 dias, e claramente há tempo para uma virada.

Autores:

Reginaldo Nogueira, Ph.D. em Economia e Diretor Sênior do Ibmec.


Márcio Salvato, doutor em Economia e diretor-geral do Ibmec Belo Horizonte


Artigo publicado no Correio Braziliense: clique aqui.

Caso queira ter a versão impressa para compartilhar:

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios