Dólar: quem é que decidiu que essa é a moeda?

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Em viagem recente à China, o presidente Lula fez uma pergunta: ‘Quem é que decidiu que era o dólar a moeda?’. Bem, o mundo decidiu; e decidiu em dois processos, um natural e outro formal.

O processo natural

artigo sobre por que o dólar é a moeda escolhida para as transações e negociações em todo o mundo.

O processo natural se iniciou com o crescimento da economia dos EUA a partir da segunda metade do século XIX. Com as altas taxas de crescimento econômico e financeiro, não demorou para o dólar se tornar uma alternativa à libra esterlina como moeda reserva internacional, o que se consolidou com a 1ª Guerra Mundial.

Mas em 1944, com a proximidade do fim da 2ª Guerra Mundial, os países aliados se reuniram na cidade de Bretton Woods e construíram o modelo financeiro do pós-guerra, no qual o dólar assumiu formalmente a posição central.

Essa mesma reunião viu a criação do Banco Mundial, que ajudaria a reconstruir a Europa com dinheiro americano, e do Fundo Monetário Internacional (FMI), que daria solidez financeira ao sistema acordado.

Essa é a história resumida de quem decidiu e como. Mas por que o peso do dólar ainda continua?

Por que o peso do dólar ainda continua?

Notas de dólar para ilustrar artigo de opinião explicando porque o dólar é a moeda escolhida nas negociações.

Em primeiro lugar, vale olhar um conceito econômico chamado ‘externalidade de rede’. Muitas vezes um produto é líder no mercado simplesmente porque ele é o líder do mercado. É mais barato, seguro e racional seguir com o líder em muitos dos casos. O sistema financeiro construído desde o século XIX simplesmente torna o dólar muito superior a outras moedas.

Além disso, as alternativas ao dólar devem ser capazes de suportar eventuais déficits no balanço de pagamentos. O fato de os americanos gastarem mais dólares no mundo do que recebem é o que garante a estabilidade do comércio, dos investimentos e das reservas internacionais. Mas isso gera pressões políticas internas que Europa e China não parecem dispostas a assumir.

Por fim, a criação de uma alternativa global ao dólar deve ser sustentada por alguma estrutura internacional de governança. Desde o pós-guerra, os EUA têm sustentado boa parte dos custos de manutenção da ordem monetária internacional. Por exemplo, ainda hoje o país é detentor de 17,5% das cotas do FMI, tendo importante papel na definição da agenda e das decisões do órgão.

Enquanto alterações estruturais não se tornem realidade, o dólar seguirá sendo a moeda mais eficiente globalmente, mesmo abrindo espaço para moedas concorrentes no portfólio de reservas internacionais de bancos centrais ao redor do planeta.

Autores:
  • Reginaldo Nogueira, diretor sênior do Ibmec;
  • Pietro Rodrigues, professor e coordenador do curso de Relações Internacionais no Ibmec SP;

Artigo publicado no jornal O Estadão: clique aqui para ler na fonte.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios