Como funciona a aplicação das Metodologias Ágeis nas empresas? Confira o case

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

O conceito de Metodologias Ágeis consiste na aceleração de entregas de projetos e resultados nas empresas, de forma que cada equipe ou cada membro desenvolva uma parte do projeto, assim, estimulando o trabalho em equipe. O método é uma realidade nas empresas e o assunto já é lecionado nos cursos de MBA em tecnologia do Ibmec.

Um exemplo na aplicação do conceito é do aluno do MBA em BI & Data Science do Ibmec BH e engenheiro elétrico, Robson Carvalho. Ele cursou a disciplina de Mindset Ágil e o aplicou na empresa onde trabalha, que é uma prestadora de serviço de energia elétrica.

Na oportunidade foi realizada uma dinâmica de grupo com os funcionários sobre a conscientização da segurança do trabalho, uma vez que a função dos funcionários de campo da empresa é de alto risco. Além disso, foi enfatizada a importância do trabalho em equipe e da comunicação para melhores resultados.

Fotos da dinâmica:

Robson conta para o Ibmec Insigths um pouco sobre a como a disciplina na pós-graduação tem auxiliado na rotina de trabalho da equipe dele:

II: Conte sobre a atividade que você realizou com os funcionários da sua empresa.

RC: Nós fizemos encontros com as lideranças internas para explicar as bases das Metodologias Ágeis. Na oportunidade expomos o que é agilidade, como ter um Mindset Ágil e conhecer o Manifesto Ágil. Além disso, analisamos junto a essas lideranças as atividades que cada um entregava com base no princípio SMART.

Após essa fase de treinamento, definimos o produto a ser entregue, as sub entregas semanais e a entrega final mensal.

Com base nesses estudos, planejamos a dinâmica de grupo com equipes formadas de forma heterogênea, para que os setores de trabalho existentes não trabalhassem juntos, o que trouxe a chance de pessoas que não se comunicavam usualmente, tivessem que interagir para entregar um produto em equipe. Essa dinâmica consistia em um produto que pudesse ser exposto às equipes de campo com o tema de “Segurança no Trabalho”.

O material disponibilizado foi massa de modelar, papel A4 colorido, palito de picolé, fita adesiva, fita crepe, tesoura e gominhas.

II: Quais foram os resultados obtidos após a dinâmica?

RC: Tivemos melhor entendimento sobre trabalho em equipe e comunicação; passamos a ter menor tempo entre a percepção da situação de inercia e início da reação de saída desse estado. Além disso, tivemos a redução dos retrabalhos e ganho de produtividade, com maior comprometimento das pessoas envolvidas e a autocobrança das equipes nas fases das entregas.

As conversas trouxeram oportunidades de expor um problema ou uma dificuldade da equipe de forma mais rápida, com busca de solução gerando um menor tempo entre esses eventos.

II: Como a pós na área tech do Ibmec tem te auxiliado na rotina profissional?

RC: Essa pós tem me auxiliado na montagem de fluxos e tratamento das informações. Estou conseguindo ter menor tempo na resolução de problemas pontuais nos processos, deu maior relevância as pessoas com redução nas necessidades de auditorias e acompanhamentos.

Atualmente, em qualquer segmento, mais especificamente na área de Engenharia, as decisões devem ser cada vez mais assertivas e, para isso, tratar as informações que vão ser usadas para embasar as decisões, estão cada vez mais complexas. São várias informações circulando de forma dinâmica e aleatória, que sem um tratamento metódico fica impossível na tomada de uma decisão correta.

Disciplinas relacionadas à inovação no mundo corporativo você encontra nos cursos de MBA do Ibmec. Confira os cursos disponíveis.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios