Business Model: revista Base publica artigo de Cleberson de Paula

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Cleberson Santos de Paula que publicou artigo científico sobre Business Model na revista Base.

A prestigiada publicação de Administração e Contabilidade, a revista Base, publicou artigo produzido pelo gerente Acadêmico do Ibmec SP, Cleberson Santos de Paula, sobre o tema “Business Model: uma proposta de framework integrativo para avaliação de negócios de impacto social”.

A revista Base é uma publicação de periodicidade trimestral voltada para artigos científicos de qualidade nas áreas de Administração e de Contabilidade, produzida pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. O objetivo do periódico é fornecer conteúdo relevante para os profissionais da área, acadêmicos e público em geral.

Qual é a abordagem do artigo sobre Business Model?

O crescente interesse os em modelos de negócios estimulou a publicação de um número expressivo de trabalhos nos últimos anos. Eles, porém, frequentemente limitam-se a discutir os aspectos teóricos dos frameworks dos modelos de negócios, sem apontar como eles podem ser utilizados por gestores na prática.

Além desse aspecto, esses trabalhos tratam os frameworks como ferramentas voltadas apenas para empresas, ou seja, organizações que visam precipuamente o lucro. Desta forma, há pouca pesquisa sobre a pertinência desses frameworks para empresas que, além da sustentabilidade financeira, têm objetivos mais amplos, voltando-se para os chamados negócios sociais.

Todavia, o artigo produzido pelo Prof. Cleberson preenche esta lacuna, apresentando o framework integrativo, que visa medir o desempenho de negócios sociais.

Desse modo, a pesquisa investigou uma empresa de fabricação de joias por mulheres. O método da pesquisa dividiu-se em duas etapas. Sendo assim, na etapa qualitativa, os autores avaliaram os principais aspectos gerais do modelo de negócio da empresa. Já na etapa quantitativa, os autores calcularam indicadores de desempenho econômico-financeiro dessa empresa.

Por fim, os resultados indicaram que o framework integrativo é viável para mensurar o desempenho de negócios sociais. Portanto, ele permite que aos negócios sociais identificar seu propósito e mensurar o resultado econômico, avaliando se o negócio é sustentável financeiramente.

Confira o artigo: clique aqui.

Cleberson Santos de Paula

É gerente Acadêmico no Ibmec SP, doutor em Administração e Negócios de Impacto Social pela PUC – MG, mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais, com graduação em Ciências Contábeis pela PUC – MG.  

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios