Artigo de Professor do Ibmec DF é aceito no XXIII Encontro Brasileiro de Finanças

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O artigo “Uma análise baseada em aprendizado de máquina sobre a causalidade do estresse financeiro em instituições bancárias” dos membros do LAMFO – Laboratório de Aprendizado de Máquina em Finanças e Organizações, João Gabriel de Moraes Souza, Ph.D. e professor da graduação do Ibmec DF, Daniel Castro, Yaohao Peng e Ivan Ricardo Gartner foi selecionado para apresentação no XXIII Encontro Brasileiro de Finanças, que acontece de 27 a 29 de julho de 2023 em São Paulo e é o congresso de Finanças mais importante do Brasil.

Neste artigo, os autores aplicaram técnicas de aprendizado de máquina para analisar a probabilidade de inadimplência em instituições financeiras usando um grande conjunto de dados de variáveis ​​coletadas de 2.325 bancos ao longo de 17 anos, extraindo as variáveis ​​mais relevantes usando um método de seleção de recursos (Lasso), prevendo inadimplência e risco com floresta aleatória e algoritmos XGBoost e, finalmente, investigando as contribuições de cada recurso relevante para o estresse financeiro geral das instituições bancárias usando técnicas de Inteligência Artificial Explicável (xAI).

Os resultados fornecem uma avaliação empírica dos principais fatores que explicam a presença de estresse financeiro em instituições bancárias, conciliando a versatilidade dos modelos de aprendizado de máquina com interpretabilidade prática e inferência causal, sendo de potencial interesse para pesquisadores em finanças quantitativas e praticantes do mercado.

Parabéns aos autores! O professor João Gabriel está organizando uma apresentação do artigo para os alunos em data futura.

Você pode acompanhar a Sociedade Brasileira de Finanças aqui:

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios