“O Processo de Institucionalização da ANVISA, sua importância e o seu papel no âmbito da COVID-19”

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

No dia 04/05 (terça-feira), às 9h50, o Ibmec SP irá promover, pela disciplina de Análise de Políticas Públicas do curso de Relações Internacionais, a aula sobre “O Processo de Institucionalização da ANVISA, sua importância e o seu papel no âmbito da COVID-19”, com Januario Montone, consultor de projetos na área da saúde, foi o primeiro diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde, e participou ainda da criação da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, onde foi diretor.

A mediação será realizada por Andrea Matarazzo e Daniela Alves, professores na disciplina de Análise de Políticas Públicas do curso de Relações Internacionais do Ibmec SP.

Conheça o palestrante

Na administração pública há 30 anos, participou da regulação do setor de saúde suplementar e da criação da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, sendo o primeiro diretor-presidente. No Ministério da Saúde participou ainda da criação da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, onde foi diretor e presidiu a FUNASA – Fundação Nacional de Saúde. Atuou como consultor da UNESCO e Banco Mundial. Foi secretário Municipal da Saúde de São Paulo e de Gestão. Em Campinas foi Secretário de Administração e de Recursos Humanos. Atualmente é consultor de projetos na área da Saúde, na Monitor Saúde e na FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, além de palestrante e professor. Colabora com diversas entidades voltadas ao aperfeiçoamento dos serviços públicos (Comunitas e CLP – Centro de Liderança Pública) e inovação na área de saúde (Artemísia e BrazilLab).

Professor na disciplina de Análise de Políticas Públicas, no curso de Relações Internacionais, do Ibmec SP. Presidente da Matarazzo Holding. Tem 30 anos de vida pública e passou pelas três esferas de poder. Foi ministro de Estado Chefe, da Secretaria de Comunicação de Governo da Presidência da República (1999/2001); embaixador do Brasil junto a República Italiana (dezembro 2001/dezembro 2002); Secretário de Política Industrial do Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo (1992/1993); Secretário de Estado da Cultura; Secretário de Energia do Governo do Estado de São Paulo (1998); Presidente da Companhia Energética de São Paulo – CESP (1995-1998) Secretário de Coordenação das Subprefeituras de São Paulo (janeiro/2005 a setembro/2009); Secretário de Serviços da Prefeitura de São Paulo; Subprefeito da Sé (2005 a 2007) e Vereador Eleito em São Paulo, em 2012.

Professora no curso de Relações Internacionais do Ibmec SP. Empresária, diretora do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI). Internacionalista, mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi diretora executiva adjunta da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED). Vencedora do prêmio “Libertas”, concedido pelo Escritório das Nações Unidas, sobre Drogas e Crime; e do prêmio “The Outstanding Young Persons”, concedido pela Junior Chamber International. Membro da Comissão de Relações Internacionais da OAB-SP; conselheira do Instituto pelo Diálogo Intercultural; pesquisadora associada no Laboratório de Bioética e Ética na Ciência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. 

Agenda:

  • “O Processo de Institucionalização da ANVISA, sua importância e o seu papel no âmbito da COVID-19”
  • Dia: 04/05 (terça-feira)
  • Horário: 9h50 (manhã)
  • Público: alunos do Ibmec

INSCREVA-SE NO EVENTO