Nada mudou, mas está tudo diferente no mundo das Techs 

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

O mundo da tecnologia mantém as fortes emoções iniciadas em 2022, principalmente quando se fala em demissões nas empresas de tecnologia. Ao  olharmos para os últimos meses do ano que se passou, assistimos a um volume de demissões gigantesco. Algo que já fazia tempo que o mercado de tecnologia não vivenciava. É claro que isso acabou provocando um volume ainda maior de insegurança e, como é sabido, “insegurança gera insegurança”, parafraseando a célebre frase do profeta Gentileza. Os especialistas Samuel de Jesus Monteiro de Barros, Reitor do Ibmec Rio de Janeiro, e Victor Machado da Silva, Coordenador dos cursos Techs do Ibmec Rio de Janeiro,  dão um panorama sobre o cenário atual e as perspectivas de futuro.  

O que as demissões significam na prática? 

Para compreender, é preciso lembrar o número de demissões até agora. Só de janeiro a março de 2023, nos EUA, foram 109 mil funcionários. Para se ter uma ideia da complexidade do assunto, em todo o ano de 2022, 102 mil funcionários foram desligados. Dentro deste número, cabe pontuar, está considerado as Big Techs. Por isso, se for refletir sobre o efeito em empresas menores, fica ainda mais difícil traçar uma estatística. No entanto, é possível observar uma tendência no Brasil com empresas de variados portes passando por fases de demissões. 

Como as manchetes de jornais vêm informando, projetos com foco em tecnologia foram descontinuados. Dentro deste universo de  metaverso, realidade aumentada, realidade virtual, parte dos planos enfrentam recessão de capital. Uma conjuntura que fez com que diversas pessoas perdessem seus empregos. Em contrapartida, o lançamento, em novembro de 2022, do ChatGPT, plataforma de Inteligência Artificial conversacional, foi um marco. O recurso transformou o cenário do mercado de tecnologia, migrando boa parte dos investimentos para iniciativas em IA.   

O que muda com a chegada do ChatGPT?  

Muito se tem falado sobre a evolução da Internet e a forma como iremos usá-la em nosso cotidiano. O ChatGPT é um exemplo do uso da inteligência artificial para melhorar a interação humano-computador. E esta IA tem o potencial de transformar a forma como usamos a Internet, permitindo uma interação mais natural e personalizada com a tecnologia. Seu uso fará com que as pessoas possam automatizar muitas atividades da vida prática. A lógica do ChatGPT é capaz de entender e responder de forma personalizada às necessidades e preferências dos usuários. Nesse sentido, esta é uma característica alinhada ao debate da Internet atual, que é muito focada em personalização. É uma tendência que une a experiência do usuário com a chamada Internet das coisas. E o ChatGPT tem um enorme potencial de criar experiências personalizadas para os usuários. 

Além disso, o assunto segurança e privacidade também tem sido bastante refletido nestes recentes avanços. O ChatGPT e outras tecnologias de inteligência artificial têm o potencial de melhorar a segurança e a privacidade na Internet. São recursos que podem ajudar a detectar e prevenir fraudes, malware e outras ameaças. Bem como, é assunto que mobiliza perspectivas em dois lados. Este, do avanço tecnológico para contenção de riscos. Mas há também, claramente, a preocupação sobre como regular e monitorar tamanha expansão tecnológica.  

Embora o ChatGPT seja apenas uma das muitas tecnologias emergentes revolucionando a Internet, ele pode desempenhar um papel importante. Sobretudo, nesta união entre o usuário e sua experiência de navegação e aplicação na vida real.  

Tecnologia e economia, os reflexos já sentidos

Outro ponto que merece atenção está diretamente ligado ao volume de dinheiro disponível no mercado. Como se diz, “chegou o fim da era das techs queimadoras de caixa”. E talvez valha concordar, em parte. Ao olhar para os lados, vemos Bancos Centrais elevando as taxas de juros (renda fixa remunerando melhor. Assim como, países passando por crises econômicas; bancos (considerados sólidos) quebrando. E por fim, bancos financiadores de tecnologia enfrentando fortes crises.  

Mas o que isso significa, de fato, mesmo com as demissões nas empresas de tecnologia? Isso, simplesmente, quer dizer que está tudo igual ao que sempre foi. Ainda que não pareça, os profissionais de tecnologia continuam em alta e o mercado segue acreditando no futuro muito atrelado a ela. Se você buscar em qualquer relatório quais são as profissões do futuro, lá estão elas. Você encontrará as de tecnologia entre as principais, perto das associadas ao mercado financeiro e ao comportamento humano. 

A inovação só está começando…  

Então, se existe preocupação com o futuro, busque aprender tecnologia. Mas entenda, essa área está em constante (e rápida) evolução. Você vai precisar aprender tecnologia pelo resto da sua vida profissional. Não importa o seu segmento de atuação, saiba que se reinventar será sempre necessário.    

As vagas de tecnologia ainda são a aposta para o futuro. Trata-se de um mercado muito grande e carente de cérebros. Então, não se assuste. Foque e entenda. O mundo é cíclico e, principalmente, a tecnologia é um caminho sem volta para os negócios.  

O papel da formação para a construção de um diferencial 

Portanto, transforme suas possibilidades em oportunidades. O Ibmec vem incorporando cada vez mais a cultura da tecnologia e da inovação em seu currículo. São várias graduações e pós-graduações que incorporam a postura tanto no aprendizado teórico quanto prático. A incorporação de recursos e ferramentas tecnológicas para aprimorar a execução e agilizar a criatividade transforma o olhar do aluno para o mercado. Mercado este que já não é mais compatível com o analógico. O mundo e as profissões já estão no amanhã e você também pode estar.  

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios