Dica de Provas – Embaixadores Ibmec Rio

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Com a chegada das provas, os Embaixadores das unidades do Ibmec Rio, dão dicas de como você pode mandar bem.

Confira as dicas:

Michele Martins – Administração / Unidade Centro

Opto por fazer resumos da matéria ao longo do período e procuro lê-los 2 semanas antes da semana de provas, para dar tempo de revisar tudo. Os slides que os professores disponibilizam também ajudam bastante na hora de assimilar o conteúdo. Quando a matéria é mais prática, não abro mão de fazer as listas de exercícios.


Maria Eduarda França – Arquitetura e Urbanismo / Unidade Barra

O período de provas é sempre uma época desafiadora para os estudantes, pois envolve diversas disciplinas e conteúdos distintos. Além disso, frequentemente são aplicados diferentes tipos de avaliação, como cálculo, história e até mesmo projetos.

É indiscutível que a organização desempenha um papel fundamental nesse contexto, porém nem sempre sabemos por onde começar. Primeiramente, é crucial compreender quais assuntos serão abordados na prova, possibilitando assim a criação de uma lista de tópicos principais. Ao elaborar essa lista, você conseguirá organizar seus estudos de maneira gradual, evitando sobrecargas.

Além do conteúdo teórico, dedicar um tempo para refazer os exercícios realizados em sala de aula é igualmente importante. Esse é o momento para praticar e, de fato, confirmar se tudo que foi estudado foi assimilado corretamente.

Como terceira dica, sugiro criar um resumo conciso, que pode ser digitado, escrito à mão ou até mesmo elaborado em forma de mapa mental. Essa ferramenta objetiva e clara será útil para revisar rapidamente os principais pontos antes da prova, contribuindo para uma revisão eficiente.


Renan Sena – Ciências Econômicas / Unidade Centro

Uso mais de um material de apoio (Livros, videoaulas, artigos, resumos de colegas)

– Faço pequenos resumos de cada tópico da matéria
– Tento explicar o tópico para alguém
– Volto ao material de apoio e procuro gaps que passaram batido”


João Henrique Rodrigues – Direito /. Unidade Centro

É necessário salientar que para uma boa preparação e organização para as provas nós estejamos em dia com nossos estudos, estando em constante presença na sala de aula e lendo a matéria em casa. Quando isso é posto em prática e o período de provas se aproxima, por mais que certa inquietação seja inerente ao momento, você será capaz de administrar seu tempo de maneira mais objetiva e eficiente, visto que estará familiar com o que será cobrado e sabe quais pontos você encontrou mais ou menos dificuldade.

No momento da revisão, eu recomendaria um local silencioso para facilitar o foco, pôr o celular em modo avião e ter em mãos seus livros e anotações feitas ao longo das aulas. Particularmente, gosto de fazer pausas a cada 45 minutos para tomar um café ou água e se possível conversar brevemente com alguém para descontrair e até falar do que está sendo estudado, o que também vejo como algo positivo para a revisão do conteúdo.

Como dicas finais, eu diria para o aluno não tentar adivinhar quais tópicos especificamente serão cobrados na prova, uma vez que se deve estudar para aprender e não para passar. Além disso, ressalto para sempre que houver uma dúvida em relação à matéria não ter vergonha de perguntar aos professores, o momento para sanar suas dúvidas é este e eles estarão dispostos a respondê-las.

Agradeço ao setor Carreiras e Casa pelo convite para escrever esse texto, espero que ele ajude os demais alunos em seus estudos e aproveito para lhes desejar calma, foco e sucesso nas provas!


Gustavo Valentim – Engenharia da computação / Unidade Barra

“Para me organizar para as provas, cerca de duas semanas antes eu listo todos os conteúdos e separo todos os materiais que vão ser utilizados, e faço uma ordenação levando em conta a importância e o quanto eu domino esses assuntos. Depois de fazer essa ordenação eu monto um plano diário de assuntos até a data da prova, que normalmente tem muitas listas de exercícios, que é como eu me sinto mais à vontade para estudar.”