Cursar Direito em Brasília: já pensou sobre essa possibilidade?

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Brasília é a capital do Brasil e um centro político, administrativo e jurídico do país, o que faz dela um sonho para muitos que é fazer direito em Brasília. A cidade abriga diversos órgãos e instituições importantes, como o Supremo Tribunal Federal, o Tribunal Superior Eleitoral, a Ordem dos Advogados do Brasil, entre outros. É uma sala de aula a céu aberto, ainda que tudo aconteça a portas bem fechadas nos prédios oficiais da administração pública brasileira. Mas vale a reflexão: que diferença faz para a carreira unir instituição e localidade? 
Vamos ponderar um pouco sobre a influência local para a formação, uma dúvida muito comum de estudantes brasileiros.  

O que considerar quando você está escolhendo uma instituição de ensino superior?  

Este é de fato um dos momentos mais importantes da vida de alguém: a escolha da carreira e faculdade onde quer estudar. Ao escolher uma instituição de ensino superior, é importante considerar diversos aspectos para garantir uma experiência acadêmica de qualidade. Vale pensar em tudo. É óbvio que cada pessoa vai ponderar a sua própria realidade e possibilidades que influenciam diretamente nesta escolha. Entretanto, torna-se muito importante cruzar as características que tange sua vida pessoal, e aquelas que dizem respeito à educação diretamente. 

Busque pensar sobre a reputação e credenciamento da instituição, programas acadêmicos, corpo docente, infraestrutura, empregabilidade e networking. Sobretudo estes dois últimos pontos, tratam-se de variáveis que podem tornar o caminho profissional mais intuitivo e abrir muitas portas. É importante levar em conta a empregabilidade dos graduados da instituição e sua reputação no mercado de trabalho. Verifique se a instituição possui parcerias com empresas e organizações relevantes, bem como programas de estágio e oportunidades de networking. Esses fatores podem facilitar sua transição para o mercado de trabalho após a conclusão do curso.
Além disso, considere também a localização da instituição e o ambiente estudantil ao seu redor. Pense se você prefere uma instituição situada em uma área urbana movimentada, com amplas oportunidades culturais e de lazer, ou se prefere um ambiente mais tranquilo e voltado para o estudo. Nesse sentido, vale considerar não só a sua relação com o lugar, mas a relação do curso pretendido. Afinal, por exemplo, cursos agronômicos ou ambientais podem ser melhor experimentados em contextos mais rurais. Bem como cursos tecnológicos podem ser melhor vivenciados em centros urbanos.  

É fundamental ressaltar que tudo isso não é definidor, nem torna o sucesso da formação dependente disso, mas corrobora positivamente.  

Brasília: centro das grandes decisões 

Assim sendo, a capital federal do Brasil traz alguns atributos que podem favorecer quem está pensando seguir a carreira jurídica. Brasília é o local onde muitas das decisões jurídicas mais importantes do país são tomadas. Estar na cidade proporciona aos estudantes uma proximidade maior com os tribunais superiores, por exemplo. Isso permite que acompanhem julgamentos históricos, assistam a sessões plenárias e tenham acesso a uma ampla gama de recursos jurídicos. Tal circulação também viabiliza outro traço importante que é o networking. Estudar em uma cidade com uma forte presença jurídica oferece excelentes oportunidades de conhecer profissionais da área. É possível participar de palestras, seminários e eventos onde podem interagir com profissionais renomados do Direito. Sem contar as possibilidades de estágio em escritórios de advocacia, órgãos públicos e organizações não governamentais.   

Por fim, Brasília é uma cidade multicultural, atraindo estudantes e profissionais de todo o país. Essa diversidade cultural enriquece o ambiente acadêmico e proporciona uma troca de experiências e conhecimentos entre os estudantes. No coração do Brasil, a cidade oferece uma ampla gama de atividades profissionais e culturais. Todo este cenário impulsiona vivências de alta qualidade.  

Carreira jurídica que acompanha o seu tempo 

O direito muda o tempo todo, pois trata-se de uma área que precisa acompanhar as mudanças da sociedade. Precisa estar atento às novas conjunturas, às novas formas de organização e ferramentas. Afinal, preciso pensar em como cada mudança interfere na sociedade e precisa ser regulada. É o caso, por exemplo, da discussão do PL 2630 a respeito da regulamentação da Internet. Para isso, as formações jurídicas precisam também repensar metodologias e recursos.  

O Ibmec é uma das instituições que se destacam por oferecer uma abordagem prática no ensino jurídico. São oferecidas disciplinas voltadas para a prática jurídica, como estágio supervisionado, escritório de prática jurídica e simulação de júri. Essas atividades permitem aos alunos vivenciar situações reais e aplicar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula. Da mesma forma, a integração com outras áreas do conhecimento, como Administração e Economia, fazem toda a diferença. Uma abordagem multidisciplinar proporciona aos alunos uma formação mais ampla e abrangente.   

O curso de direito em Brasília é destaque 

A Faculdade Ibmec Brasília oferecerá um curso de Direito bem-sucedido como em BH, RJ e SP. Nele, o ensino prático é, justamente, o diferencial. Na grade, o aluno terá disciplinas voltadas para a prática jurídica, bem como estágio supervisionado, escritório de prática jurídica e simulação de júri.  

O corpo discente costuma afirmar que é a oferta de curso de Direito dentro de uma Escola de Negócios. Esse aspecto traz o foco em empreendedorismo, estimulando os alunos a desenvolver projetos e soluções inovadoras na área jurídica. É uma junção potente de um ecossistema de inovação que já é a cara do Ibmec. Há, inclusive, a possibilidade de que os alunos criem desde empresas tradicionais como startups.  

Para a execução deste quadro curricular, conta com o trabalho e as fortes referências de professores altamente qualificados. Que possuem experiência acadêmica e profissional no Direito, mas também expertise na área de inovação e empreendedorismo. E finalmente, o que realmente faz do Ibmec uma instituição conectada com as urgências mundiais é sua visão internacional. São as parcerias com diversas instituições de ensino estrangeiras que permitem aos alunos vivenciarem experiências internacionais por meio de programas de intercâmbio. Isso contribui para uma formação mais global e prepara os alunos para atuarem em um mercado cada vez mais internacionalizado. Essas parcerias, inclusive, oferecem experiências globais através de programas de intercâmbio. 

Se você está interessado em uma carreira jurídica, fazer Direito em Brasília e no Ibmec seja, certamente, um lugar a se considerar. Entre em contato com nossa equipe, estamos esperando por você!  

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios