Conheça o Programa Minors

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 11 minutos

O Ibmec está sempre se reinventando para garantir a melhor formação para seus alunos e prepará-los para os negócios do futuro. Com o objetivo de proporcionar novas oportunidades de desenvolvimento e de aprendizagens, o Ibmec está lançando o Certificado Minors.  

O que é o Certificado Minors? 

Quer turbinar o seu currículo com uma certificação dentro da graduação?
O Ibmec lança esse mês o Programa Minors, com o objetivo de oferecer um maior leque de escolhas de disciplinas eletivas ao explorar as sinergias existentes entre os diferentes cursos. 

São dez mini certificações de 240 horas formadas por três disciplinas eletivas de 80 horas. Após cursar as disciplinas é possível solicitar a Certificação de Minors. O certificado é digital e gera um “badge” que pode ser compartilhado nas redes sociais ou, se preferir, pode ser impresso na sua versão física. 

Quais são os Minors? 

São no total 10 certificados: Finance, Management, Accounting, Contracts Law, Business Law, Global Business, Branding and Digital Strategies, Creative Tools, Artificial Intelligence e Business Intelligence. 

Quem é elegível? 

Os alunos da graduação que não têm aquelas disciplinas na sua grade como disciplina mínima obrigatória podem fazer. Além disso, o aluno deve verificar a disponibilidade na sua praça. 

• Finance: todos alunos exceto dos cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis; 

• Management: todos alunos exceto do curso de Administração; 

• Accounting: todos alunos exceto do curso de Ciências Contábeis;

• Contracts Law: todos alunos exceto do curso de Direito; 

• Business Law: todos alunos exceto do curso de Direito; 

• Global Business: todos alunos exceto do curso de Relações Internacionais; 

• Branding and Digital Strategies: todos alunos exceto de Publicidade e Propaganda; 

• Creative Tools: todos alunos exceto de Publicidade e Propaganda; 

• Artificial Intelligence: todos alunos exceto de Engenharia da Computação, Ciência de Dados, Full Stack e Cyber Security; 

• Business Intelligence: todos alunos exceto de Engenharia da Computação, Ciência de Dados, Full Stack e Cyber Security. 

Existe algum custo adicional no Programa Minors? 

O Minor não gera custos adicionais, desde que o aluno aproveite as 320 horas de sua grade voltada para disciplinas eletivas para cursar as 3 disciplinas de 80 horas do Minor de sua preferência. 

Se o aluno desejar fazer mais de um Minor, aí sim, terá custos adicionais, da mesma forma como qualquer crédito adicional que o aluno contrata. 

Confira a seguir quais as opções de percurso formativo do Programa Minor disponível em sua unidade Ibmec: 

  1. Finance 

Disponibilidade: Rio de Janeiro, BH e São Paulo. 

Disciplinas:   

1. Mercado e Produtos Financeiros (IBM0107) 

2. Mercado de Capitais (IBM0048) 

3. Finanças Corporativas (IBM0050) 

Descrição: O Minor em Finance apresenta a dinâmica do funcionamento do Mercado de Capitais, dos principais produtos financeiros existentes e da gestão financeira corporativa.  Ao longo do percurso, os alunos aprenderão quais são os princípios norteadores para tomada de decisão sob a perspectiva de um gestor quanto à escolha dos melhores instrumentos financeiros, avaliação de investimento, gestão do capital de giro entre outras estratégias relevantes para o negócio. 

Essa certificação pode ser muito útil, por exemplo, para alunos de cursos Tech ou de Engenharias que tenham interesse de complementar suas habilidades analíticas com o conhecimento sobre o funcionamento do Mercado de Capitais e Finanças Corporativas. Para os alunos de Direito com especial interesse na área de Renegociação, o Minor de Finance trará uma visão mais ampla para se atuar nessa área. Para aqueles que almejam carreiras internacionais, o conhecimento específico de Finanças pode ser um diferencial importante em sua formação. 

  1. Management 

Disponibilidade: Rio de Janeiro, BH e São Paulo.

Disciplinas:   

1. Strategic Marketing (IBM2745) 

2. Estratégia Empresarial (IBM0049) 

3. Gestão de Talentos (IBM0113) 

Descrição: O Minor em Management permite ao aluno adquirir os principais conhecimentos e habilidades necessários para a gestão em ambientes diversificados de negócio: 1) desenvolver um plano de marketing; 2) desenhar uma estratégia de crescimento do negócio e; 3) fazer a gestão de pessoas.  

Essa certificação pode ser muito útil para alunos de qualquer área do conhecimento. Tanto alunos com formação mais quantitativa e analítica podem se beneficiar com os conhecimentos sobre a gestão de um negócio, como alunos da área do Direito, Relações Internacionais, Economia e Ciências Contábeis. Pessoas que desejam empreender – sejam eles arquitetos ou publicitários – também poderão ganhar bastante com a sequência de disciplinas ofertadas pelo Minor de Management. 

  1. Accounting 

Disponibilidade: Rio de Janeiro e BH. 

Disciplinas:   

1. Contabilidade Financeira (IBM0039) 

2. Contabilidade de Custos (IBM0304) 

3. Controladoria (IBM7968) 

Descrição: O Minor em Accounting é composto de conteúdos e metodologias atuais que entregam ao aluno a capacidade de entender a dinâmica contábil de uma empresa, em diferentes aspectos: 1) interpretação dos resultados das empresas e da performance econômico-financeira; 2) a gestão de gastos aplicados em projetos para análise e tomada de decisões; e 3) a implantação, uso e supervisão da controladoria, 

Esta certificação, é muito útil aos estudantes engenharia, arquitetura, direito, relações internacionais, dentre outros cursos, ao consideramos que nenhuma organização se sustenta sem planejamento e acompanhamento econômico-financeiro patrimonial das companhias. Assim como os alunos terão habilidade para participar de forma mais efetiva no planejamento financeiro das organizações, nas análise das demonstrações financeiras, bem como na construção de projetos que demandam alocação de recursos financeiros e desempenho.    

  1. Contracts Law 

Disponibilidade: Rio de Janeiro, BH e São Paulo. 

Disciplinas:   

1. Relação Jurídica Privada (IBM0029) 

2. Obrigações (IBM0433) 

3. Contratos (IBM0438) 

Descrição: O Minor de Contracts Law permite que os alunos de diferentes áreas obtenham conhecimento sobre (i) como funcionam as relações privadas; (ii) quais são as regras que regulam os principais contratos; e (iii) como surgem e se extinguem as obrigações que os empresários e as pessoas jurídicas têm de cumprir. 

O Minor de Contracts Law é de grande utilidade para a área de Negócios e para a área de Tech, permitindo que os futuros profissionais de tais áreas compreendam os aspectos fundamentais dos contratos que venham a firmar nas suas relações com fornecedores e outros players, e com isso analisem com maior propriedade os riscos e vantagens.  

  1. Business Law 

Disponibilidade: Rio de Janeiro, BH e São Paulo.  

Disciplinas:   

1. Tipos Societários (IBM0446)  

2. Sociedade Anônima (IBM0451)  

3. Recuperação da Empresa e do Crédito (IBM0453)  

Descrição: O Minor de Business Law tem por objeto trazer para os alunos dos diversos cursos do IBMEC conhecimentos sobre os diferentes tipos de sociedades, e especialmente as sociedades anônimas, que emitem ações e podem colocá-las em Bolsa, assim como sobre a recuperação de empresas e a falência, mecanismos que podem ser utilizados por empresários em crise. 

O Minor de Business Law tem enorme utilidade para os alunos da área de Negócios, que atuam usualmente em empresas ou se tornam empresários. Assim, fundamental saber qual tipo de sociedade escolher, além de quando e como usar os mecanismos de reestruturação ou dissolução em caso de crise.  

  1. Global Business 

Disponibilidade: Rio de Janeiro, BH e São Paulo. 

Disciplinas:   

1. Comércio Exterior e Logística (IBM0655) 

2. Marketing Internacional (IBM2737) 

3. International Business (IBM2739) 

Descrição: O Minor em Global Business permite ao aluno adquirir os principais conhecimentos e ferramentas necessárias para atuar em multinacionais ou empresas com negócios internacionais de maneira geral: 1) analisar as principais estratégias de investimentos internacionais; 2) compreender as principais operações na área de Comércio Exterior; 3) elaborar planos de marketing que atendam às demandas do mercado global. 

Essa certificação pode ser particularmente útil para alunos do Direito e da área de Negócios que desejam direcionar suas habilidades específicas dentro de suas áreas para uma atuação internacional. A mesma lógica se aplica a alunos dos cursos Tech e de Engenharia que desejam trilhar uma carreira dentro de multinacionais e gostariam de entender melhor como esse tipo de empresas atua. 

  1. Branding & Digital Strategy 

Disponibilidade: Rio de Janeiro.

Disciplinas:   

1. Marketing Digital (IBM6295) 

2. Pesquisa de Marketing I (IBM6287) 

3. Gestão de Produtos e Branding (IBM6289) 

Descrição: O Minor em Branding & Digital Strategies permite ao aluno adquirir os principais conhecimentos e habilidades necessários para o desenvolvimento de marcas e produtos para múltiplos segmentos. Desse modo, ao concluir esta certificação, o aluno estará apto a: 1) desenvolver estudos por meio de surveys; 2) criar e gerir marcas e produtos; e 3) elaborar estratégias de atuação comercial e promocional no ambiente digital.  

Essa certificação pode ser obtida por alunos de todas as áreas de formação e não demanda conhecimentos específicos em marketing prévios para realização das disciplinas. 

  1. Creative Tools 

Disponibilidade: Rio de Janeiro.

Disciplinas:   

1. Fundamentos do Design Gráfico (IBM6264) 

2. Fotografia (IBM6270) 

3. Criação e Produção Digital (IBM6293) 

Descrição: O Minor em Creative Tools fornece ao aluno as ferramentas e técnicas necessárias para atuar em contextos de trabalho que demandem a produção e/ou contratação de soluções gráficas e eletrônicas para negócios de diferentes segmentos. Assim, ao concluir esta certificação, o aluno estará apto a: 1) produzir layouts, utilizando ferramentas de tratamento e manipulação de imagens; 2) produzir e executar ensaios fotográficos; e 3) criar e gerenciar sites.  

Essa certificação pode ser obtida por alunos de todas as áreas de formação e não demanda conhecimentos específicos prévios para realização das disciplinas. 

  1. Artificial Intelligence 

Disponibilidade: Rio de Janeiro. 

Disciplinas:   

1. Programação Estruturada (IBM1870) 

2. Programação para Análise de Dados (IBM8910) 

3. Aprendizado de Máquina (IBM0787) 

Descrição: O Minor em Artificial Intelligence fornece aos alunos os conhecimentos e as técnicas necessárias para aplicar algorítimos de inteligência artificial em contextos de trabalho que demandem a utilização de uma grande massa de dados. Assim, ao concluir essa certificação, o aluno estará apto a: 1) implementar soluções de extração e análise de dados utilizando linguagens de programação; 2) desenvolver modelos de aprendizado de máquina aplicados a problemas de diferentes contextos. 

Essa certificação pode ser obtida por alunos de todas as áreas de formação e não demanda conhecimentos específicos prévios para realização das disciplinas. 

  1. Business Intelligence 

Disponibilidade: Rio de Janeiro. 

Disciplinas:   

1. Ciência de Dados nos Negócios (IBM8904) 

2. Business Intelligence (IBM8911) 

3. TIC na Estratégia Empresarial (IBM8927) 

Descrição: O Minor em Business Intelligence provê os conhecimentos necessários para que o aluno possa compreender melhor as necessidades do mercado com relação ao processo de transformação de dados, tanto do ponto de vista teórico quanto da aplicação prática através do uso de ferramentas e técnicas de Inteligência de Negócios para construir soluções e relatórios de dados. Assim, ao concluir essa certificação, o aluno estará apto a: 1) desenhar arquitetura de Business Intelligence em projetos de análise de dados; 2) desenvolver e implementar soluções estratégicas de Business Intelligence utilizando as ferramentas atuais do mercado. 

Essa certificação pode ser obtida por alunos de todas as áreas de formação e não demanda conhecimentos específicos prévios para realização das disciplinas. 

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios