Como fazer mestrado?

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 8 minutos

Entrar em um mestrado é uma ótima oportunidade para quem terminou a graduação e deseja ampliar seus conhecimentos, se tornando um especialista em sua área de atuação. 

Se este é o seu caso, continue conosco, separamos aqui as principais dúvidas sobre como fazer um mestrado para que você tome a melhor decisão de acordo com o seu objetivo profissional.

O que é mestrado?

O mestrado acadêmico é um curso de pós-graduação que confere o título de mestre aos alunos. Ele é focado na formação de professores e pesquisadores.

Antes de entender como fazer mestrado, vamos dar um passo atrás e compreender o que é mestrado. O mestrado é um curso de pós-graduação stricto sensu (“sentido restrito”, traduzindo para o português), e tem a duração entre 2 a 5 anos. 

Nesse sentido, o principal foco do mestrado é formar pesquisadores e professores, pois ele aprofunda os aprendizados desenvolvidos na graduação e proporciona uma reflexão teórica sobre um tema ou objeto de estudo. 

Apesar de ser mais voltado para quem busca crescer no campo acadêmico, profissionais que atuam no mercado também podem fazer mestrado, o conhecido mestrado profissional. 

E assim como no acadêmico, o mestrado profissional é uma modalidade de pós-graduação stricto sensu. A única diferença é que o objetivo do curso é a capacitação dos profissionais a partir de conhecimento técnico-científico e que atendam às demandas do mercado.

Quais os requisitos para fazer mestrado?

Fazer um mestrado exige bastante esforço e dedicação, uma vez que será preciso defender um tema de pesquisa para ser apresentado ao final do curso. 

Para quem deseja ingressar na modalidade, os requisitos para fazer mestrado são:

  • Ter concluído o ensino superior; 
  • Ser fluente em alguma língua estrangeira (há necessidade de prova de proficiência);
  • Obter um tema definido para o projeto de pesquisa que fará durante o curso. 

Estes são os requisitos básicos desta pós-graduação, porém, dependendo da instituição de ensino que escolher, podem surgir outros pontos.

O que é avaliado antes de entrar no mestrado?

Além destes requisitos, há algumas peculiaridades que são analisadas antes de você ingressar no curso. 

Os critérios podem variar de acordo com a instituição, mas de maneira geral, o processo se divide em: análise do desempenho do candidato, entrevista pessoal e análise de documentos. Vamos entender melhor cada um: 

  • Currículo e documentos: no processo de seleção são analisados currículo e histórico escolar. Além das notas, são avaliadas as participação em pesquisas e congressos, publicações de artigos e estágios, por isso, quem investir no currículo ainda durante a graduação, tem mais chances nessa fase.
  • Desenvolvimento de projeto de pesquisa: esta etapa envolve a elaboração de um projeto de pesquisa realizado sob a orientação de um professor. Vale dizer que nem todas as instituições exigem um pré-projeto, por isso, fique atento ao que é solicitado no edital.
  • Prova escrita: você também precisará fazer provas de conhecimentos gerais e específicos (dentro da linha de pesquisa que se pretende seguir), bem como teste de proficiência em um idioma estrangeiro;
  • Entrevista com a banca: uma entrevista será realizada com uma banca examinadora, no qual serão questionados informações sobre o seu currículo. Durante a entrevista você também terá a oportunidade de apresentar o seu projeto de pesquisa.

De certa forma, o mestrado também pode ser uma preparação para quem deseja ter o título de doutor, ou seja, realizar um doutorado. Afinal, um dos pontos principais para ser doutor é ter concluído o mestrado.

Como fazer um mestrado: 7 dicas para quem quer ingressar no curso

Ingressar em um mestrado não é um bicho de sete cabeças. Com dedicação e seguindo nossas dicas, pode ter certeza que o caminho se tornará mais fácil.

Se você quer fazer um mestrado e obter seu título de mestre, existem alguns pontos de atenção que você precisa ter para conseguir passar por todas as etapas de forma mais tranquila. Confira as nossas dicas:

  1. Faça um programa de iniciação científica já na graduação

Este é um ponto que é levado em consideração na hora da seleção das vagas para a modalidade. Além disso, ao fazer uma iniciação científica o aluno aprimora diversas habilidades, como análise crítica, proatividade e o olhar na busca de soluções não convencionais – o que pode ser um diferencial cursando mestrado.

2. Escolha uma área para se especializar

Durante a graduação você é exposto a uma série de temáticas que envolvem sua área de formação. Mas para o mestrado você precisa ser seletivo. Por isso, no momento da seleção, identifique as temáticas que você tem mais afinidade e opte por aquela que te desperta um maior interesse.

3. Pesquise e escolha com cuidado a instituição de ensino, orientador e grupo de pesquisa

O mestrado é um curso que leva tempo e exigirá muito de você enquanto aluno, por isso, busque referências e observe se esses elementos estão de acordo com os seus interesses de pesquisa.

4. Defina o tema da sua pesquisa

A escolha do tema de pesquisa é igualmente importante durante o mestrado e deve respeitar as linhas do programa de pós-graduação. 

Para evitar cair em temas vagos ou rasos, mapeie previamente o que já foi publicado sobre o tema, além de entrevistas e outros documentos que possam colaborar para a identificação de um problema-chave. Assim, além de construir um referencial teórico consistente, as chances de encontrar uma lacuna na área aumentam consideravelmente.

5. Leia o edital com atenção

O edital é como um guia e traz informações valiosas que podem ajudar. Por isso, separe um tempo para lê-lo com calma.

6. Capriche no Currículo Lattes

Este modelo de currículo é utilizado para registrar informações detalhadas acerca da vida acadêmica e trajetória profissional dos estudantes e pesquisadores. O Currículo Lattes é um pré-requisito para ingressar no mestrado, então, elabore com cuidado.

7. Desenvolva seu inglês

Durante o mestrado, os alunos se deparam com diversos materiais escritos em inglês, por isso, dominar a fluência de leitura do inglês é obrigatória, seja para o mestrado acadêmico ou profissional. Inclusive, este requisito tem caráter eliminatório, por isso, dedique-se para aprimorar a língua.

Dependendo do programa de pós-graduação que você escolher, a fluência poderá ser em outro idioma, como o espanhol. Mas de maneira geral, o inglês é o mais solicitado.

Por que fazer mestrado?

Diferencial no mercado de trabalho e reconhecimento no campo acadêmico são só algumas das vantagens ao ingressar em um mestrado.

Ter um título acadêmico faz toda a diferença no currículo. Por outro lado, iniciar um mestrado não é uma tarefa fácil, pois será preciso muita dedicação e horas de estudos. No entanto, vale a pena todo esse esforço, pois ao fazer mestrado você terá as seguintes vantagens:

  • Desenvolvimento de habilidades de pesquisa e pensamento crítico;
  • Se tornará um especialista;
  • Acesso a ferramentas, recursos e novas formas de trabalho;
  • Desenvolvimento de suas competências;
  • Melhor remuneração;
  • Terá acesso à melhores vagas;
  • Possibilidade de fazer networking de qualidade;
  • Oportunidade para estudar no exterior;
  • Reconhecimento na área acadêmica e profissional;
  • Diferencial no mercado de trabalho.

Principais dúvidas sobre como fazer mestrado

Para que você não saia com nenhuma dúvida sobre o assunto, reunimos aqui as principais dúvidas que permeiam o início de um mestrado:

É preciso ter pós para fazer um mestrado?

Não. Para ingressar em um mestrado são exigidos algumas qualificações, mas ter feito uma pós-graduação não é um requisito, afinal, o mestrado já é uma modalidade de pós-graduação.

Posso fazer mestrado em qualquer área?

Nada impede que você faça seu mestrado em uma área diferente da sua graduação. A vantagem de optar por um campo diferente é a chance de ter contato com outros conhecimentos não antes explorados. 

Mas sempre verifique o edital de seleção para saber se há necessidade de formações específicas para o programa que você escolheu.

É possível fazer mestrado sem ter feito especialização?

Sim, é possível. Tendo concluído a graduação, você pode se candidatar ao mestrado.  

Posso fazer mestrado e pós ao mesmo tempo?

Sim. Não existe regulamentação que proíba o aluno de fazer mestrado e pós-graduação simultaneamente. No entanto, será preciso apostar na gestão de tempo e controle da rotina para conciliar a jornada de estudos.

Conheça os diferenciais do Mestrado Ibmec

Há mais de 50 anos formando profissionais inovadores e disruptivos, o Ibmec tem em seu DNA o ensino 2.0 e focado no desenvolvimento das potencialidades dos alunos ao máximo.

Clique e confira os diferenciais do Mestrado do Ibmec: clique aqui

Gostou de saber mais sobre como fazer mestrado? Já decidiu se é a opção que você procura? Aproveite e confira as opções do Ibmec para ter seu título de mestre e verifique a disponibilidade de turmas.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios