Nossa Graduação em Arquitetura chegou no campus Faria Lima. Descubra como a arquitetura em São Paulo ensina sobre a história da cidade

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

A arquitetura está em constante evolução e adaptação à modernidade, e uma notável representação disso é a arquitetura em São Paulo. Trata-se de uma área que acompanha as mudanças sociais, tecnológicas e culturais do momento. Obras que se tornam verdadeiros museus a céu aberto. No Brasil existem renomados projetos arquitetônicos que demonstram como este campo é muito mais do que só tijolo. Grandes centros urbanos podem ser fontes muito ricas de conhecimento neste campo. Prédios,  paisagens e monumentos que ensinam muito ainda que você esteja só passeando. Entenda como pode ser um diferencial aprender arquitetura frente a frente dessas referências arquitetônicas como São Paulo. 

Prédios que contam histórias

A arquitetura é uma das formas mais tangíveis de expressão da cultura de um país. Ela representa uma parte super importante da história local. Através da arquitetura, é possível compreender a evolução social, cultural, econômica e política que se passou por ali. Desde estruturas simples, como as casas de pau a pique, ou então complexos de favela com puxadinhos e lajes.  Bem como Brasília e sua imponência arquitetônica demonstrando a política de 50 anos em 5 de Juscelino Kubitschek.  

Cada período histórico tem um estilo arquitetônico característico, que reflete as ideias, valores e crenças da época. Ao estudar os diferentes estilos arquitetônicos presentes em um país você também acaba estudando seu desenvolvimento. Cada período também trata dos recursos disponíveis na época e como a tecnologia daquele tempo foi utilizada. Ao analisar os materiais e técnicas utilizadas em cada obra, é possível entender as limitações e possibilidades.  

  A forma como cada edifício pode contar sobre a história varia, mas todos eles contam. Mesmo que o Brasil, infelizmente, não seja um bom exemplo de preservação do seu patrimônio. Por exemplo, os palácios reais, as igrejas e as fortalezas podem revelar muito sobre a organização política e social. Enquanto os edifícios industriais e comerciais podem refletir a evolução econômica do país. Nesse sentido, o Brasil possui alguns bons exemplos e a capital financeira e terra da garoa é um deles. 

Pelas ruas de São Paulo   

A cidade de São Paulo possui uma rica história arquitetônica, que remonta ao início do século XX. Foi nesta época que ocorreu um grande boom de construção na cidade. Durante esse período, foram erguidos diversos edifícios que se tornaram marcos da arquitetura paulistana e brasileira. O Edifício Martinelli, o Edifício Copan e o Edifício Itália são referências não só para os moradores, mas para todos os brasileiros e, por quê não, os seres humanos de forma geral.  

Além disso, São Paulo é uma cidade cosmopolita e multicultural, que abriga uma grande diversidade de estilos arquitetônicos. Por ser um grande centro econômico, ela atrai investimento e reflete a diversidade criativa da sua população composta por muitos migrantes.  

Outro fator que contribui para que São Paulo seja uma referência arquitetônica é a presença de expoentes da arquitetura nacional que fizeram carreira por lá. Oscar Niemeyer, Ruy Ohtake, Paulo Mendes da Rocha, Vilanova Artigas são alguns exemplos. Esses profissionais deixaram sua marca na cidade através de obras icônicas, como o Conjunto Nacional, o Sesc Pompéia e o Museu da Língua Portuguesa. 

Os grandes profissionais e suas obras sob a garoa paulistana 

Você não precisa ser um estudioso da área para ter em mente alguns dos maiores nomes da arquitetura nacional. Às vezes, um despretensioso passeio por uma cidade te coloca frente a frente a verdadeiras obras artísticas. Afinal, quem nunca foi a Brasília e apreciou as belezas das obras de Oscar Niemeyer. Este é um dos arquitetos mais famosos do Brasil, e responsável do projeto de construção da capital do país. Seus projetos são marcados por formas curvas e orgânicas. Outros nomes que, se você ainda não sabe, agora é a hora de saber: 

  • Lina Bo Bardi: uma arquiteta ítalo-brasileira conhecida por projetar o Museu de Arte de São Paulo e o Sesc Pompeia, em São Paulo. Seu trabalho é marcado pela utilização de materiais locais e pela integração da arquitetura com a cultura e a comunidade. 
  • Paulo Mendes da Rocha: um arquiteto brasileiro ganhador do Prêmio Pritzker em 2006. Conhecido por projetos como o Museu Brasileiro da Escultura e o Sesc 24 de Maio, em São Paulo. Seus projetos são marcados por linhas retas e materiais brutos. 
  • Affonso Eduardo Reidy: um dos principais arquitetos modernistas brasileiros, conhecido por projetar o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Conjunto Habitacional Pedregulho, em São Cristóvão, Rio de Janeiro. 
  • Vilanova Artigas: um arquiteto modernista brasileiro conhecido por projetar a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e a Casa Olga Baeta, em São Paulo. Seus projetos são marcados pela utilização de concreto aparente e pela integração da arquitetura com a paisagem natural. 

Veja só, entre esses nomes um fator se repete: a cidade de São Paulo. É por isso que estudar em São Paulo pode ser transformador para sua carreira.  Sobretudo, se a sua escolha profissional for a arquitetura.  

Educação de excelência no coração de São Paulo

Recentemente, o Ibmec lançou o curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo, no recém-inaugurado campus Faria Lima. Uma unidade localizada em uma das ruas mais importantes da cidade, e marca da economia paulistana. Na avaliação do Ministério da Educação (MEC), o curso obteve a pontuação máxima (nota 5). 

O curso de Arquitetura e Urbanismo do Ibmec é totalmente inédito em São Paulo. Sua grade curricular une alta tecnologia com corpo docente qualificado, que já é uma referência do Ibmec.  A localização é um catalisador para a geração de profissionais competentes e inovadores. Estudantes que se formam totalmente atentos e próximos às grandes referências da história da arquitetura. A graduação possui disciplinas integradas por projetos que aproximam professores e alunos em torno de desafios práticos. Por meio de uma metodologia inovadora, cria experiências da vida profissional voltadas para a concepção de edifícios e cidades inteligentes sustentáveis. Ou seja, mais uma vez a arquitetura atenta às necessidades do seu tempo. Agora, é unir desenvolvimento e sustentabilidade ambiental.  

Para mais informações, acesse nosso site ou entre em contato com a nossa equipe. Estamos ansiosos para te mostrar como estar no coração de São Paulo pode ser uma fonte vivíssima de criatividade e grandes entregas.  

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios