Ibmec Finance Experience: Certificações profissionais para o mercado financeiro

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 7 minutos

O Ibmec Finance Experience é uma imersão com as principais certificadoras do mercado financeiro, para discutir sobre a relevância e as aplicações das certificações em finanças. O evento é gratuito e aberto para estudantes de todas as faculdades, mediante inscrição no formulário ao final da página.

Participe! As inscrições são limitadas.
.

Ibmec Finance Experience
Data: 05 de abril de 2022
Horário: 14h às 18h15
Auditório do Ibmec Centro

Programação:

14h05 – Abertura do evento com Marcos Lemos, Reitor do Ibmec RJ

14h25 – Importância das certificações para inserção no mercado de trabalho

.

André Borges, Diretor Hays

Born and raised in New York to Brazilian parents with both English and Portuguese as my native tongues. Professional athlete with sports and business experience in the United States, Europe and Brazil. Highly motivated, entrepreneurial individual with proven ability to succeed in multi-cultural, team-oriented environments. Strong organizational and leadership skills honed in business and athletic arenas. Excellent networking and negotiation skills that achieve win/win results.

.

14h45 – Q&A

Mediação: Paula Esteban
Coordenadora da Graduação em Ciências Econômicas do Ibmec RJ

.

15h – Break

15h10 – Planejar (CFP)

Osvaldo Cervi

Sócio da Consultoria WOW, especializada em projetos de orientação estratégica e educação financeira, Osvaldo de Salles Guerra Cervi tem trabalhos realizados para renomadas empresas, como Itaú-Unibanco, Santander, Caixa Econômica Federal, FIAT, Spicy, entre outras. Atualmente a frente da PLANEJAR–Associação Brasileira de Planejamento Financeiro, Associação responsável pela marca CFP® no Brasil, foi Presidente da empresa Alelo entre 2012 e 2016, Diretor de Mercado de Capitais no Banco do Brasil em 2012 e de Private Banking entre 2009 e 2012. Com formação em Ciências Jurídicas, MBA em Finanças pela USP e Tecnologias Educacionais pela FAAP, é mestre em Administração pela Universidade Mackenzie, de São Paulo, e possui certificação CFP® (Certified Financial Planner) desde 2008. Foi também professor de pós-graduação na FIA, FAAP e Saint Paul, entre os anos de 1999 e 2015, e, além de co-autor dos livros Marketing Operacional (Editora DVS), O varejo de material de construção no Brasil (Editora DVS), Marketing Aplicado(Editora Saint Paul) e Private Banking e Wealth Management, estratégias e fatores de sucesso(Editora Qualtinger), é autor do livro Supply Chain’s Trust – a revolução silenciosa (Editora DVS).

.

15h30 – CFA

15h50 – CFA Society Brazil

Gustavo Herkenhoff Moreira

Bacharel em Economia pelo Ibmec, Mestre em Administração de Empresas pela FGV e possui MBA pela Fundação Dom Cabral. Ele também é um CFA Chartherloder e um CAIA Charterholder. Ao longo de sua carreira profissional, trabalhou no Banco de Investimentos UBS/UBS Pactual, onde participou de inúmeros IPOs na América Latina, além de cobrir diversos de setores no papel de Analista de Ações de sell-side. Trabalhou na mesa de Vendas Institucionais no Rio de Janeiro, Nova Yorke Stamford, e foi Business Manager do Departamento de Research da América Latina. Atualmente é Professor do Ibmec, Coordenador dos MBAs de Finanças da instituição, é executivo de uma empresa de Engenharia, é Conselheiro e Presidente da CFA Society Brazil e Head do Capítulo da CAIA no Brasil.

.

15h55 – Q&A

Mediação: Samuel Barros
Pró-Reitor de Pós-Graduação do Ibmec RJ. 

.

16h10 – Break

16h20 – Anbima (CPA10, CPA20, CEA, CFG, CGE, CGA)

.

Daniel Pfannemuller, Executivo de Certificação e Educação Continuada da ANBIMA

Atualmente o responsável pela área de certificação e educação continuada da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Formado em administração de empresas pela FEA-USP, com MBA pela Boston School e programas de educação executiva pelas Universidade de Toronto, Babson e Wharton School. Tem mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, em várias instituições como o BankBoston, Bank of América, Banco Itaú, Banco Pine, BM&FBOVESPA e B3 com foco nas áreas de educação corporativa e de mercado. Foi membro do Comitê Nacional de Educação Financeira e do Conselho da Associação de Educação Financeira do Brasil e do Comitê Consultivo de Educação da CVM. Nos últimos 6 anos tem gerenciado áreas de educação e certificação de profissionais de mercado e do investidor.

16h40 – Ancord

Orlando Junior, Gerente de Certificação e Credenciamento da Ancord

Economista com especialização em análise econômica pela Fipe, mais de 15 anos no mercado de capitais, sendo 10 deles dedicados a autorregulação, em especial a atividade dos agentes de investimento. Hoje atua como Head na Ancord, nas áreas de Certificação e Credenciamento de Agentes de Investimento.

17h – Apimec (CNPI)

Lucy Sousa, Presidente Apimec

Graduada em Economia (1978) e em Ciências Sociais (1983) pela USP e Doutora em Economia pela UNICAMP(1998). Membro do Conselho Interino APIMEC Brasil-Assoc. Analistas e Profiss. Investimento (2021). Foi Presidente da APIMEC Nacional, gestão 2008-12; presidente da Apimec SP gestões 2007-8 e 2017-20. Atualmente é a Presidente Executiva da APIMEC BRASIL, gestão 2021/2023.  Consultora de Mercado de Capitais, nas áreas de regulamentação, educação financeira, compliance e avaliação de empresas. Foi analista de investimento no Unibanco (1980-1986) e Citibank (1986-1991) e /Consultora Associada a Interlink (1996-2016). Atividades acadêmicas: Professora do MBA Engenharia financeira do PECE-POLI-USP(desde 2008). Foi Professora de Graduaçao e Pós na FAAP(2003-13); de MBAs Fipecafi (2005-16), de Especialização em Economia Financeira Unicamp(2005-08) e de Mestrado em Administração na Universidade Metodista(2002-03).Co-autora dos livros Abertura do Capital de Empresas no Brasil: Um enfoque prático. S.Paulo: Atlas, 2010 4ª. ed, Guia do Mercado de Capitais. S.Paulo: Lazuli, 2006, 2a.ed., Acontece nas melhores famílias: Repensando a empresa familiar. S.Paulo: Saraiva 2008. Nós e a China.S.,2009. Planejamento financeiro pessoal e gestão do patrimônio. 2ª.ed:S.Paulo:Manole,2018.

17h20 – CAIA Brazil Chapter Head

Gustavo Herkenhoff Moreira

Bacharel em Economia pelo Ibmec, Mestre em Administração de Empresas pela FGV e possui MBA pela Fundação Dom Cabral. Ele também é um CFA Chartherloder e um CAIA Charterholder. Ao longo de sua carreiraprofissional, trabalhou no Banco de Investimentos UBS/UBS Pactual, onde participou deinúmeros IPOs na América Latina, além de cobrir diversos de setores no papel de Analista deAções desell-side. Trabalhou na mesa de Vendas Institucionais no Rio de Janeiro, Nova Yorke Stamford, e foiBusiness Managerdo Departamento deResearchda América Latina. Atualmente é Professor do Ibmec, Coordenador dos MBAs de Finanças da instituição, éexecutivo de uma empresa de Engenharia, é Conselheiro e Presidente da CFA Society BrazileHeaddo Capítulo da CAIA no Brasil.

.

17h40 – Q&A

Mediação: Marcio Dutra
Coordenador da Graduação em Administração do Ibmec RJ

18h15 – Encerramento